+ Últimas Notícias Band Carlos Deanhaiha Emissoras Globo Novelas Record TV SBT TV

Opinião: na teledramaturgia, mulheres negras recebem pouco espaço ou são colocadas como vilãs

Este texto pretende apenas fazer um comparativo sobre o motivo de mulheres negras serem colocadas na teledramaturgia como vilãs ou com pouco espaço de visibilidade

*Este texto pretende apenas fazer um comparativo sobre o motivo de mulheres negras serem colocadas na teledramaturgia como vilãs ou com pouco espaço de visibilidade*

Montagem: reprodução/Internet

É muito comum que nas novelas de todas as emissoras, as mulheres negras sejam sempre colocadas com pouco espaço, com um papel como empregada, ou até mesmo como vilãs. Sempre que novas novelas são gravadas, mulheres e homens negros não possuem espaço para protagonizar e quando alguma é escalada como protagonista, é algo raro e difícil de se ver.

O Holofote TV pegou como exemplo a atriz global Dhu Moraes, que em seus papéis de novela, sempre é colocada como empregada ou escrava. Os personagens que Dhu construiu com seu incrível talento, sempre são de pouca visibilidade. Em “Cheias de Charme, Dhu atual como Valda, a empregada; “Eta Mundo Bom”, a atriz foi escalada como Manuela, também empregada.

Dhu já teve outros papéis em novelas da Rede Globo e sempre foi muito cotada para os papéis, mas sempre atua como alguém simples. Na novela “Novo Mundo”, atuou como Idalina, a escrava, em “Sítio do Pica-Pau Amarelo” Dhu Moraes foi empregada da série conhecida como tia Nastácia. Na obra “Caras e Bocas”, a atriz atuou também como Dirce, a empregada.

Uma grande atriz, que possui reconhecimento não só no Brasil como em todo o continente e em todos os países que a TV Globo vende suas obras foi reconhecida, mas a atriz nem sempre atua como uma protagonista ou até mesmo principal da novela. Sempre atua com um papel menor, mas seu talento continua incrível.

Nós do Holofote TV não queremos causar intrigas, queremos apenas mostrar que atrizes negras nunca são bem reconhecidas e nem sempre são escaladas para um papel principal ou importante. Muitas das vezes, são colocadas em papéis de pessoas pobres, de periferia ou até mesmo como as vilãs, sendo que uma atriz branca é sempre cotada para interpretar um papel importante.

O Brasil e a teledramaturgia brasileira, assim como todas as emissoras, deveria investir mais em seus artistas negros e colocarem os mesmos para atuarem em papeis importantes, pois todos possuem capacidade e a maioria são incríveis com seu talento de atuação.

QUEBREM ESTA BARREIRA!

Siga Holofote TV no Instagram e no Twitter: @HolofoteTV

Curta Holofote TV no Facebook clicando aqui

SE INSCREVA NO CANAL DO YOUTUBE DO HOLOFOTE TV CLICANDO AQUI

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro
Anúncios ajudam a manter o site

Desative o bloqueador de anúncios para acessar o site, anúncios ajudam a manter o site grátis e funcionando.

Obrigado!

FecharAtualizar