+ Últimas Notícias Internet

Bandeira vermelha e risco de racionamento estimulam consumo consciente de energia

Especialista dá dicas práticas e sustentáveis, que ajudam na redução da conta de luz

O Brasil atravessa um preocupante cenário de escassez hídrica. Essa é a pior crise em 91 anos, segundo a Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com menor produção nas hidrelétricas, há um aumento no preço da energia. Neste mês de setembro, a Agência manteve a bandeira vermelha patamar 2 e aumentou a taxa pelo consumo de 100kWh. De R﹩ 9,492 passou a ser de R﹩ 14,20, com validade até abril de 2022.

Com o objetivo de incentivar a população a evitar o desperdício de energia elétrica, o órgão lançou uma campanha em todo o Brasil: “Energia elétrica. Se desperdiçar, vai fazer falta”. O coordenador dos cursos de Engenharia da Faculdade Anhanguera Campo Grande, Jonas Raul Balbinoti, justifica a importância da ação.

“Estamos passando por um dos períodos mais críticos da história. A bandeira vermelha é um alerta para pior situação de geração de energia. Essa situação impacta na conta da luz e nas finanças familiares. Também precisamos ficar atentos para um possível risco de racionamento nos próximos meses”, diz o engenheiro. De acordo com a Aneel, a elevação no custo de compra de energia e a atualização dos custos de prestação dos serviços são os motivos para o preço alto na conta de luz.

A escassez de chuva compromete a geração de energia das usinas hidrelétricas, que usam a água dos rios. “No Brasil temos um sistema elétrico interligado, em que uma região se torna muito dependente das outras. Ainda precisa-se considerar que a maior parte da energia consumida sai das usinas”, esclarece o professor.

Diante desse cenário, a participação da população é estimulada por meio de campanhas. “Independente do cenário, é preciso sempre estimular o consumo consciente da energia elétrica, diariamente. Mas o momento é de preocupação e agora todos devem fazer sua parte para que possamos superar essa crise”, avisa o especialista.

Confira as dicas do coordenador dos cursos de Engenharia da Faculdade Anhanguera Campo Grande para o consumo mais consciente de energia:

– Iluminação: prefira lâmpadas de LED; apague as luzes que não estiver utilizando (exceto as que garantem sua segurança); aproveite o máximo a luz natural – abra janelas e portas.

– Ferro de passar roupa: busque passar todas as roupas de uma só vez; aproveite o calor do ferro desligado para passar tecidos mais leves; escolha um aparelho de menor potência; avalie a necessidade de passar determinadas peças e opte por comprar tecidos que não amassam.

– Chuveiro elétrico: evite banhos demorados; mantenha fechado quando estiver se ensaboando; não mude a temperatura com o chuveiro ligado; ajuste a temperatura para a chave “verão” sempre que possível; não reaproveite resistências queimadas.

– Máquina de lavar roupa: lave o máximo de roupas possível de uma só vez; escolha máquinas com selo de economia de energia;

– Geladeira: não abra a porta a todo momento; não forre seu interior; mantenha a geladeira limpa e descongele com frequência; cuide do estado das borrachas de vedação; não guarde alimentos quentes; mantenha afastada da parede e de fontes de calor.

– Televisão: não a deixe ligada sem necessidade; não durma com o aparelho ligado; verifique se a tv consome energia no modo stand by – deixe-a desligada nesse caso.

– Ar-condicionado: pesquise bem antes de adquiri-lo e escolha um aparelho adequado ao tamanho do ambiente; mantenha filtros limpos; regule a temperatura; mantenha portas e janelas fechadas; desligue-o quando não estiver no cômodo.

>>>>>Deixe sua opinião nos comentários e concorra a um prêmio no final de cada mês. Concorra a outros prêmios seguindo as redes sociais abaixo <<<<<

>> Envie furos jornalísticos; fotos; vídeos; fofoca; etc, para contato@holofotetv.com <<

Nos siga no Twitter: @CarlosDeanhaiha – @SigaHolofoteTV – @JornalistaX9

Nos siga no Instagram: @CarlosDeanhaiha – @HolofoteTV – @JornalistaX9

Curta Holofote TV no Facebook clicando aqui

Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui em breve, novos conteúdos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro
Anúncios ajudam a manter o site

Desative o bloqueador de anúncios para acessar o site, anúncios ajudam a manter o site grátis e funcionando.

Obrigado!

FecharAtualizar